Dê uma olhada no anúncio abaixo e me diga se você não achou uma excelente idéia, não pelo fato da redação estar redonda, mas por comemorar com um pequeno atraso o dia do deficiente físico.
Anúncio criado pela agência Age. do criativo Carlos Domingos.
Se meu fascínio por propaganda foi causado pelo Washington Olivetto, a minha tara por redação é culpa do Eugênio Mohallem. E não é só a mim que ele agrada, além de ser dono dos títulos que mais me causam inveja, Eugênio é um dos redatores mais admirados da nossa publicidade.
Hoje, com a intenção de servir de inspiração ou apenas de distração para os leitores do blog, publicarei algumas frases redigidas por Eugênio que estão presentes no livro, Razões para bater num sujeito de óculos, de sua autoria.
Boa leitura.
Frases:
- Elegância não se resume a dar nós em gravatas: marinheiros dão nós como ninguém e se vestem como o Pato Donald.
- Minha cidade é como um jogo de xadrez: para cada dama, oito peões.
- Filhos crescem, casam e têm filhos. Não necessariamente nesta ordem.
- Não dá para acreditar num país que comprou o Acre.
- Diploma universitário não serve para nada e ainda faz você perder a carteirinha de estudante.
- Quadrinhos de jornal são muito complicados: você está lendo o Recruta Zero e sem mais nem menos surge um tal de Garfield no meio da história.
- A humanidade ainda não encontrou resposta para alguns mistérios. Por exemplo, para onde vão todos aqueles japoneses que passam em primeiro no vestibular?
- É preciso reconhecer que este ano nossos parlamentares apresentaram vários projetos de emenda: emenda o carnaval, emenda Tiradentes e emenda Corpus Christi.
- Se o horário oficial é o de Brasília, porque agente tem que trabalhar na sexta e eles não.
- Tirando o Elvis, quem é vivo sempre aparece.
- Todo pesquisador é meio doido. Você acha que deve ser normal o cara que contou os pés da centopéia?
- Entre Livro e internet, prefiro livro. Pelo menos ele só cai quando durmo.
- Mais prudente é duvidar de tudo. Alias, não acredite nisto.
Encontre o livro do Eugênio no submarino ou na fnac.
O post anterior foi sobre 3 anúncios, criados pela Santa Clara, para o circuito Fila. O post de hoje trata da mesma agência e do mesmo cliente, mas são anúncios feitos para outro produto.
Confira a campanha abaixo, os títulos foram feitos pelo redator André Godoi, um profissional aparentemente gente boa, que tive o prazer de assistir em uma palestra. Fiquem a vontade para comentar, achei a redação e a direção de arte muito boa.
Faz um tempo que estou para postar estes anúncios criados pela Santa Clara para o 'Circuito Fila - Corredores de verdade'. Hoje, resolvi tomar vergonha na cara e postar.
Sobre os títulos, muito bom. Sobre a Santa Clara, sem comentários.
Não tinha preparado nenhum post para hoje até me deparar com o novo viral feito para a Axe. Achei sensacional, então pensei: porque postar? Porque não postar? Porque postar? Resultado, postei.
Abaixo matéria retirada do site do CCSP sobre o viral e em seguida o vídeo.
"Vídeo viral realizado pelo escritório da BBH de NY, em função do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), nos EUA. Trata-se de uma canção entoada por diversos rapazes, agradecendo a diversas meninas pelos “ótimos momentos” que eles curtiram graças ao efeito Axe."
A principal característica dos anúncios, criados pela MatosGrey para a revista VIP, é sem dúvida o humor. E nesta edição não foi diferente. O título pergunta ao leitor quem foi eleita pela segunda vez a mulher mais sexy do mundo. Com as dicas dadas pelo próprio título, acredite, não fica difícil adivinhar.
Para o lançamento do Anuário de Mídia, realizado pelo Meio&Mensagem, a QG criou uma série de anúncios que trazem títulos longos - creio que não foi intencional - mas estes anúncios nos mostram que títulos maiores também podem ser funcionais, inteligentes e engraçados.
A principal razão deste post é que muitas vezes nós, redatores, nos prendemos a pensar em títulos curtos. Vale lembrar que curtos ou longos o que importa é o resultado.
"Assista ao filme criado pela Fallon para o Recriação 9.0, novo curso de criação publicitária, do Centro de Inovação e Criatividade, da ESPM. O filme mostra um criativo discutindo sobre uma idéia com ele mesmo, como se tivesse múltiplas personalidades. O diretor de arte, o redator e o web designer são o mesmo profissional.
Quem tiver a oportunidade não perca este curso. Será ótimo, pois além de ser da ESPM, deve contar com a participação do publicitário e coordenador da MAS|ESPM Paulo André Bione, que tive o prazer de conhecer quando estive por lá participando do curso de férias.
A Z+ faz um excelente trabalho para a Penalty. Para mim, o posicionamento criado pela agência para a marca é o principal motivo do seu sucesso. A partir do mote: patrocinadora oficial do seu jogo, a Penalty voltou com tudo ao mercado, sem contar que os anúncios são muitos criativos.
Deixando os elogios de lado confira este anúncio de oportunidade criado pela agência. Achei sensacional o título, principalmente o final que diz: 'Dá orgulho de ver vocês suando nossa camisa.'
Comentário: ninguém vai concordar, mas acho esta campanha da Z+ a melhor de 2007.
COMERCIAL DA CLARO | Post Duplo - Parte 2 Comercial indicado pela jornalista Camille, leitora oficial o blog. Se você ainda não viu na TV assista, muito criativo e bonitinho!
Esta propaganda para a coleção Primavera/Verão da Besni, criada pela ADAG de São Paulo, me chamou a atenção pelo seguinte fato: o título tem a mesma proporção que a modelo, o que é difícil acontecer em anúncios de moda, geralmente as modelos são destaques, a marca somente assina o anúncio e os textos são deixados de lado.
Mas o título, além do tom de humor, ficou muito bom, o que faz ele ter a mesma importância que a modelo na peça.
Depois de 2 posts sobre anúncios visuais vamos voltar a falar sobre o assunto principal deste blog: redação publicitária e, conseqüentemente, bons títulos.
O anúncio abaixo foi criado pela W/Brasil para a Folha de São Paulo, o título é ótimo, um raciocínio lógico que se torna num belo argumento para destacar o baixo preço do produto.
Faz tempo que não via um comercial com uma puta idéia, realmente não sei o que comentar. A Fallon já havia criado o conceito 'Color Like No Other' e feito um belo comercial para a Sony Bravia, agora para divulgar o Sony Walkman ela segue o mesmo raciocino mas valoriza a música em vez das cores, e o resultado final, como disse, sem comentários.
Veja o vídeo abaixo.
Ficha Técnica Sony Walkman: Music Pieces Agency: Fallon Agency Producer: Jo Charlesworth Creative Director: Juan Cabral Creative: Sam Akesson; Tomas Mankovsky Director: Nick Gordon Production: Academy Productions Producer: Lucy Gossage Director of Photography: Antonio Paladino Post Production: The Moving Picture Company (MPC) Music: Nick Foster, Jason Pierce, Peter Raeburn Brand: Sony Walkman
Não é a toa que a Fallon é uma das minhas agências preferidas.
No post da F/Nazca | Skol (clique aqui), eu comentei sobre a campanha que a W/brasil criou para a HOPE ainda neste ano, como o pessoal que freqüenta o blog me cobrou, segue abaixo o teaser que foi veiculado no começo da campanha.
Este teaser foi colocado - se não me falha a memória - em empenas na cidade de São Paulo. Só algum tempo depois, começou a ser veiculado os anúncios que mostrava a Cicarelli usando a lingerie da marca HOPE. O conceito que a marca usou e ainda usa nesta campanha é o seguinte: HOPE Nude. Com acabamento invisível, você esquece que está vestida.
Todo all type não é outdoor e nem todo outdoor é all type. Mas este outdoor all type é um clássico da propaganda.
Se você acredita que outdoor não é muito eficiênte vale a pena dar uma olhada abaixo. Dá até para tirar uma lição: argumentos também podem ser títulos.
Com certeza você já ouviu a seguinte frase: Falou pouco mas falou bonito. Acredito que em redação publicitária escrever bem é conseguir transmitir tudo o que é preciso com pouco texto, claro que isto não é uma regra, mas é exatamente o que acontece nestes 3 anúncios criados pela DM9 para a Escola Panamericana.
Achei a conclusão feita pelo título excelente, pois você vê a "biografia" e não compreende direito o anúncio, mas ao ler "Ser conhecido é Fácil. Difícil e ser conhecido por algo bom.", faz você dizer: Puta Sacada, falou pouco mas falou bonito.
Hoje é feriado, dia de viajar, churrascar, dercontrair e dar risadas. É nesse clima que posto estes dois anúncios encontrados no site da agência DPTO e que são exemplos de bom humor na propaganda.
Confira e bom fim de semana.
Agência: BBDO Mancebo Kaye Cliente: Tequila Sauza
Agência: GGA Cliente: Panasonic
Faço aqui meu comentário deste post: hahahahahahahaha.
Não estou postando estes anúncios para discutirmos sobre os títulos, até porque são visuais e só apresentam a assinatura da campanha. Então qual será o motivo desde post? Simples, primeiro porque estou devendo um post sobre a F/Nazca para o Vilander (bomlander) e segundo porque esta campanha criada pela agência do Fábio Fernandes para a Skol é muito boa, divertida e engraçada. Chame-a como quiser, mas não negue que a F/Nazca faz um puta trabalho para a Skol, eu que não sou muito fã da agência reconheço.
O legal desses anúncios é que não apelam para uma mulher quase pelada, mas prezam pela amizade, pelo bons momentos entre outras coisas. Eu prefiro assim, pois deixamos as mulheres para os anúncios de lingerie que são mais interessantes, como o da W/Brasil para a HOPE.