1 de set. de 2008

Zeca Martins e sua palestra sobre Redação Publicitária

Na última sexta-feira deste mês estive presente em uma palestra do Zeca Martins sobre Redação Publicitária e neste post compartilho com vocês 3 importantes tópicos mencionados pelo palestrante.

1- Conhecimento: a bola da vez.
Pela primeira vez na minha vida vejo um redator falar em conhecimento e não em criatividade e, como o prórpio Zeca Martins disse, todo publicitário deve buscar cada vez mais conhecimento, pois é ele que difere o bom do mau redator.

2 - Convergência dos meios e a escolha da linguagem correta.
Para Zeca Martins o desafio do novo redator será utilizar a linguagem correta para os novos meios de comunicação e, ao exemplificar sua afirmação, Zeca Martins menciona o website de um jornal qualquer que, com a convergência dos meios de comunicação, na mesma página exibe texto, vídeo e banner, sendo assim qual seria a linguagem correta: impressa, televisiva ou uma linguagem para a internet. Zeca conclui que o redator que conseguir adequar a linguagem estará sempre um passo à frente.

3- Seja bom e desafie-se a todo momento.
A principal dica do palestrante para um aspirante a redator foi: seja bom e desafie-se a todo momento. Após escrever um título ou um texto pergunte se é o melhor que você pode fazer, com certeza você refará muito texto seu e assim aperfeiçoará sua redação.

Resumo: conhecimento, adequação da linguagem publicitária diante novos meios de comunicação e muito trabalho é indispensável para qualquer redator.

Termino este post com duas dicas do Zeca Martins, a primeira uma rádio online de jazz, a radioeuropa.fm e a segunda o livro O copy criativo de Roberto Menna Barreto que reúne 177 magníficos textos publicitários.

3 comentários:

Tiago Moralles disse...

Ótimo post, vou buscar essa dica de livro.

Anônimo disse...

Olá Tiago,

Estive presente na mesma palestra... realmente muito boa!

Anônimo disse...

è realmente a palestra dele foi muito boa, eu estava presente e gostei muito