30 de jun. de 2008

Product recall | DDB Amsterdam

Durante o Festival de Cannes deste ano, o redator Renato Simões da AlmapBBDO, indicou para os leitores do site ccsp.com.br um anúncio criado pela DDB de Amsterdam para a Volkswagen. Alltype sensacinal até na direção de arte.

Idéia inusitada e totalmente diferente do que é feito para o segmente que pela sua simplicidade é genial, sem falar da eficiência que transmite a mensagem - garantia do produto-, e como disse o visitante Alexandre, este anúncio merecia ter ganho o Gran Prix de Press.

Agência: DDB Amsterdam
Diretor de arte: Joris Kuijpers
Redator: Dylan de Backer

26 de jun. de 2008

Estava torcendo | Prata em Cannes

Minha torcida pela campanha abaixo não foi em vão, ela faturou prata em Press no Festival de Cannes este ano. Criado pela Y&R para Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o alltype é simples e eficiênte. Mereceu o prêmio.

Criação: Marilu Rodrigues, Widerson Souza e Axel Levay
Direção de criação: Tomas Lorente e Cássio Zanatta
Anunciante: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

24 de jun. de 2008

Semp Toshiba 2 | Talent

Mais uma campanha com redação de Eugênio Mohallem, também criada para a Semp Toshiba, parecida com a campanha postada aqui no blog no dia 16/06/2008, porem esta é um pouco mais antiga. As semelhanças nos títulos são evidentes, vale a pena comparar estes anúncios com os do antigo post.



18 de jun. de 2008

Antes e depois - Havaianas | AlmapBBDO

Foi a propaganda ou a versão do photoshop que evoluiu?

Perguntas e brincadeiras a parte, o post de hoje é um antes e depois dos anúncios criados pela Almap para a Havaianas. Os Títulos que, mesmo sutilmente, exploravam o humor e as características do produto continuam presente, agora o visual mudou bastante.

O importante é reconhecer que indiferente de ter ou não um super visual, os títulos dos anúncios das Havaianas continuam fazendo escola e valem a pena serem lembrados e vistos.

Antes
Redação: Eugênio Mohallem
Direção de arte: Marcelo Serpa


Depois
Redação: Tales Bahu
Direção de arte: Danilo Boer, Marcos Kotlhar

P.S.: O post não é para julgar a propaganda mais legal, mas para mostrar as duas épocas de um mesmo produto. Para termos critério e referência.

17 de jun. de 2008

Viva Rio | Staff

Foram poucas as vezes que postei um anúncio em que o título era uma pergunta, nada contra, é que não apareceu muita coisa extraordinária.

O post de hoje é para lembrar que quando você for usar perguntas, principalmente relacionadas a marca, a resposta deve estar sempre clara, como no anúncio abaixo.



Resposta: Não.

16 de jun. de 2008

Semp Toshiba | Talent

Títulos criados por Eugênio Mohallem na época em que ele trabalhava na Talent. Engraçado que há títulos possíveis de perceber se foram escrito por Mohallem apenas pelo tipo piada, sutil e inteligente, estes são exemplos.

Observar anúncios como estes serve para que saibamos dizer se os nossos estão bons ou não, para termos um critério de boa propaganda, em nosso caso, de boa redação.



12 de jun. de 2008

Dia dos namorados | Fallon

Para não passar o dia dos namorados em branco, o post de hoje é um anúncio criado pela Fallon para o Center Norte. Só não sei se é deste ano. Como a maioria dos anúncios criados pela agência do Eugênio Mohallem a redação tem um peso importante e no dia dos namorados não seria diferente, até coube uma piadinha no título.

Feliz dia dos namorados para todos os namorados!


Criação: Carla Cancellara e Edinaldo Cebolinha Fernandes
Diretor de criação: Eugênio Mohallem

11 de jun. de 2008

Títulos antigos | Almap, Standard e DPZ

No post de hoje publicarei três anúncios clássicos retirados do 9° anuário do Clube de Criação de São Paulo. Como vocês verão, a redação tem bem mais espaço - ênfase - do que a direção de arte. É claro que naquele tempo não havia tantos recursos mas já usavam fotos e não ilustrações, como era comum no início das agências.

Os títulos são bons, pois, com tanto destaque dado a eles, um redator só devia entregar o trabalho se estivesse impecável. Hoje, parece que uns títulos só são inseridos em anúncios para ocupar espaço.


Agência: Almap | Redator: Enio Basílio Rodrigues




Agência: Standard,Ogilvy & Mather | Redator: Ivan Rotundo


Agência: DPZ | Redator: Laurence Klinger

10 de jun. de 2008

National Geographic | BorghiErh/Lowe

Campanha criada pela BorghiErh/Lowe para o programa incrível máquina humana, veiculado pelo canal National Geographic. Não que estes anúncios sejam uma puta sacada, mas que a redação está redonda e a direção de arte bem feita, não há dúvidas.



9 de jun. de 2008

5 dicas de redação

Crase
Não existe crase antes de palavra masculina. Há apenas uma exceção, quando se pode subentender na frase uma palavra feminina.

Exemplos:
Dirigiu o protesto à (empresa) Dersa.
Estilo à Machado de Assis (à maneira de).


Acentos
Todas as proparoxítonas, vocábulo com a antepenúltima sílaba forte, são acentuadas.

Exemplos:
Fenômeno, ótimo e análise.


Que/do que
Em frases comparativas tanto faz usar que ou do que.

Exemplo:
Ele corre mais que/do que você.
Ela lê mais que/do que minha amiga.


Vírgula
É obrigatório o uso de vírgula quando há elipse do verbo,

exemplo:
Os americanos preferem basquete; os brasileiros, futebol.


Ponto final
Pontue seus títulos. Títulos publicitários têm pontuação sim; manchetes jornalísticas, não. Evite reticências.

6 de jun. de 2008

Jeep II | BBDO México

O último anúncio do Jeep que postei gerou uma certa polêmica por ser apenas visual, o que fez com que muita gente não entendesse a propaganda e perguntasse a respeito. Desta vez o anúncio não é tão visual e a redação ajuda compreender a idéia.

Escrevi no post polêmico - clique aqui - e reescrevo agora: quando o anúncio é visual demais o cuidado para que a mensagem seja compreendida tem que ser dobrado.

5 de jun. de 2008

Museu da Língua Portugesa | CGCOM RJ

Nada como um alltype após o outro. Desta vez, uma campanha criada pela CGCOM do Rio de Janeiro, para o museu da língua Portuguesa, com o seguinte conceito: uma língua constrói um país.



4 de jun. de 2008

Hospital do Cancêr de Barretos | MatosGrey

Para quem não sabe há uma pesquisa sendo realizada aqui no blog para melhorarmos o conteúdo das postagens, e o item mais votado, ou seja, o que os leitores desejam ver com mais freqüência são os anúncios alltypes. Portanto, atendendo ao resultado parcial, hoje e amanhã teremos alltypes.

O anúncio abaixo foi criado pela MatosGrey para o Hospital de Cancêr de Barretos. Um simples caça-palavras que ganha uma imensa importância após o leitor ver a assinatura da propaganda.


3 de jun. de 2008

Editora Referência | NeogamaBBH

Como disse Juliano Santana, diretor de arte de Santos - SP, não é bem uma puta sacada mas valeu pelo humor do redator.

Sempre engraçado ver campanhas que brincam com nós mesmos: publicitários. Criada pela NeogamaBBH para a editora Referência.