29 de jan. de 2009

Frase | Eugênio Mohallem

"Fatos dão sabor e consistência a qualquer argumentação. E propaganda, lembre-se, é argumentação embrulhada para presente."
Eugênio Mohallem

Para refletir no fim de semana.


26 de jan. de 2009

HSBC Investimentos | JWT

Acho essa campanha sensacional por três motivos: é simples, genial e tem um ótimo argumento de venda. Pense, se o HSBC é preocupado com economia o suficiente para poupar R$ 250.122,00 em sua própria campanha publicitária, ele também é capaz de economizar para você ao ter boas idéias. Como afirma a assinatura do anúncio.


Redator: Gustavo Gusmão
Diretor de Arte: Pedro Izique
Diretor de Criação: Mario D'Andrea e Roberto Fernandez


25 de jan. de 2009

Frase sobre criatividade | Zeca Martins

"Criatividade é combinar informações variadas, elementos aparentemente desconexos, de modos jamais pensados."
Zeca Martins


Ótima frase de Zeca Martins sobre criatividade.


22 de jan. de 2009

Nova Schin Pega Leve | Y&R

Campanha criada pela Y&R para a Nova Schin. Todos os títulos tem o objetivo de posicionar o novo conceito da marca: pegar leve. Perceba que enfatizar o conceito na redação ainda é a melhor maneira de posicioná-lo, pois nesta campanha pegar leve é repetido em dois dos três títulos.



19 de jan. de 2009

Techno Mangels | Full Jazz

A curva é uma reta sorrindo para sua roda. Ótimo título que dispensa qualquer comentário.

Redator: Bartholomeu Cruz
Diretor de Arte: Marcio Flavio
Agência: Full Jazz


Nova Schin | Y&R

Mais um bom exemplo de título com repetição de palavra. Uma técnica de redação publicitária bastante utilizada e que sempre apresenta ótimos resultados. Neste anúncio a palavra cheia é repetida três vezes para que a palavra vazio cause impacto na última parte da frase.

15 de jan. de 2009

Itaú Personnalité | DPZ

Títulos que definem palavras tornam-se ótimos argumentos de venda quando bem criados. Como exemplo, publico a campanha criada pela DPZ para o Itaú Personnalité. Em cada peça há uma definição para a palavra prestígio.




13 de jan. de 2009

Absolut Vodka | TBWA Berlim

Raramente apresento campanhas internacionais no blog, porém estes anúncios criados pela TBWA de Berlim para a Absolut Vodka são um ótimo exemplo de como o conceito é cada vez mais valorizado em propaganda. Hoje, não é mais o produto alinhado a um conceito que é vendido, mas sim o conceito alinhado a um produto. O que atualmente acredito ser o correto devido a quantidade de marcas existentes. Nos anúncios abaixo o conceito transmitido é o mundo Absolut.






Vale lembrar que a redação publicitária tem um importante papel em transmitir o conceito da marca.


12 de jan. de 2009

Roy Lichtenstein no MAM | Quê Comunicação

No dia 05 de janeiro publiquei um anúncio criado pela DM9 para divulgar uma amostra do Dalí no MASP. Ao comentar este anúncio, Tiago e Alexandre indicaram uma peça criada pela agência Quê Comunicação para o MAM. Os leitores falaram da similaridade da criação ao relacionar características dos artístas aos titúlos publicitários.

No anúncio do MASP, a foto está relacionada ao outro lado de Dalí citado no título, já no anúncio do Roy Lichtenstein o título está relacionado ao pontilhismo apresentado de perto pela direção de arte. Confira.

Criação: Chiquinho Lucchini e Fernando Freitas
Direção de Criação: Chiquinho Lucchini e Eduardo Almeida
Agência: Quê Comunicação


7 de jan. de 2009

Mude de idéia você também

A partir deste ano mude de idéia. Escreva ideia.

A palava idéia não possui mais acento, o hífem mudou de endereço e o trema morreu. Conheça as diversas mudanças da língua portugesa através do completo Guia Michaelis da Reforma Ortográfica. Vale a pena conferir.

Clique aqui para fazer o download ou acesse o guia Michaelis online.


5 de jan. de 2009

Dalí no MASP | DM9

Alex Periscinoto afirma que díficil é sacar o óbvio. Eu concordo. E se o anúncio é óbvio, torna-se criativo pela simplicidade da idéia.

4 de jan. de 2009

Lápis Livraria Cultura | ?EC

Lápis desenvolvido pela agência ?EC para a Livraria Cultura. Se você ainda não deu nenhum presente de natal para o seu dupla de criação, esta é uma boa opção.

Pela ótima idéia, este trabalho entrou no 33° anuário do Clube de Criação de São Paulo, na categoria Design.


Clique na imagem para ver todos os modelos